Jornalismo é uma atividade que leva ao conhecimento do público em geral os fatos mais importantes do dia a dia mundial. Esse trabalho é realizado por meio de veículos de comunicação, geralmente jornais, revistas, rádios, televisão e internet. Os jornalistas são os profissionais que à medida em que observam a realidade, apuram dados, entrevistam pessoas, registram ocorrências, traduzem as informações da melhor forma possível para que as pessoas estejam atualizadas. Para tanto, eles precisam desenvolver várias habilidades técnicas e conhecimentos que permitam escrever, falar, registrar fatos e reinterpretá-los para variados públicos.


O jornalista pode trabalhar em empresas, instituições públicas, agências de notícias e ONGs, ou por conta própria em atividades que envolvem comunicação interna e externa, assessoria em comunicação, pesquisa, assessoria em política, elaboração de informativos, boletins, publicações digitais, internet etc. Nos veículos de comunicação são diversas as funções desempenhadas por jornalistas, como repórter, redator, apresentador, editor entre outros.
Com a internet, surgiram ainda novas possibilidades de se comunicar, e iniciativas próprias que utilizam dos recursos da web para o exercício da profissão são cada vez mais valorizadas, podendo o jornalista ser, ainda, um profissional autônomo de sucesso.


- Conceito 4 no MEC;
- Mais de 40 anos de história; pioneiro no Alto Tietê;
- Parcerias com as empresas jornalísticas para a realização de programas de estágio e trainee;
- Visitas técnicas e práticas a empresas de comunicação, emissoras de TV, redações etc.;
- Jornal Laboratório Página UM, feito pelos alunos e direcionado para a comunidade, um prática de extensão universitária;
- Projetos interdisciplinares; Iniciação Científica e Prática Profissional.


TurnoSemestres
Unificado8
Matutino
Noturno
Renovação do Reconhecimento Portaria SERES nº 271 de 03/04/2017 - DOU de 04/04/2017 - Seção 1 - pág. 128