O curso de Pedagogia tem como missão formar profissionais da educação competentes para atuar no campo da docência, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como na Gestão Escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Por meio da articulação entre teoria e prática, associada à vivência, o pedagogo reúne condições de assumir com competência, criticidade e prática ética não-fragmentada diversas tarefas no âmbito educacional.


O campo de atuação do profissional da educação compreende os contextos escolar e não-escolar:
Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e adultos (EJA);
Na área de gestão da educação, em âmbito formal e não-formal;
Na dinamização de programas de formação pedagógica do profissional docente;
Em organizações não-governamentais (ONG) voltadas para a educação;
Em assessorias pedagógica e administrativa de instituições que desenvolvam ações educativas informais ou não-formais;
Como membro especialista de equipes multidisciplinares, em diferentes contextos que envolvam a educação.


Destaque consecutivo no Guia do Estudante – Melhores Universidades desde 2008 (Em 2013 recebeu 4 das 5 estrelas possíveis);
Nota do Enade: 5 (2011)
Pioneiro da região do Alto Tietê, com mais de 45 anos de existência;
Atividades de pesquisa na área da Educação;
Possui parceria com a Secretaria Estadual de Educação no desenvolvimento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização.


O curso de Pedagogia nasceu com a Instituição, no ano de 1964, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes. De sua origem até hoje, o curso sofreu alterações quanto à sua duração e quanto à formação oferecida, ou seja; da origem até 1998 o foco era o Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio; em 1999 passou a formar para o Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e, desde o ano de 2002, também para o Magistério da Educação Infantil. Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, em 15 de maio de 2006 (Resolução CNE/CES nº. 01), tornou-se necessária a reorganização do curso em consonância com a política de melhoria de qualidade de ensino da UMC. A formação volta-se para a docência na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental.
As transformações sofridas pelo Curso de Pedagogia sempre decorreram das exigências legais e sócio-educacionais do país e, especificamente da região na qual a Instituição está inserida.
Considerando-se o histórico do curso Pedagogia, verifica-se que, ao longo destes mais de 40 anos, o curso de Pedagogia tem atendido às necessidades sociais da região, uma vez que, a demanda se faz crescente. Os alunos são oriundos, em sua maioria, da própria cidade de Mogi das Cruzes, bem como cercanias do Alto Tietê, a saber: Guararema, Salesópolis, Santa Isabel, Arujá, Biritiba Mirim, Suzano dentre outras; Zona Leste da cidade de São Paulo, freqüentemente de Guaianazes, Ermelino Matarazzo; cidades da região metropolitana de São Paulo, como: Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos; litoral norte do Estado, mais especificamente Bertioga e alguns bairros do município de São Sebastião. Destaca-se que grande parte das cidades, de origem dos alunos, municipalizaram, ou estão em processo, as escolas de ensino fundamental, bem como estão comprometidos com a ampliação de vagas na educação infantil. Com esta expansão da rede, há um aumento da necessidade de profissionais, pedagogos, com sólida formação e capazes de desempenhar funções docentes e de gestão escolar comprometidos com a melhoria da educação, por conseguinte, direta e ativamente, o curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes se insere neste contexto.

TurnoSemestres
Unificado6
Matutino
Noturno
PORTARIA MINISTERIAL Nº 4327 DE 22/12/2004 - D.O.U. DE 23/12/2004 e Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC nº 286 de 21/12/2012 - D.O.U. de 27/12/2012.