O Pedagogo é o profissional que conduz o processo de ensino e aprendizagem de forma organizada, planejada e objetiva, buscando o desenvolvimento humano integral do aluno por meio da apropriação do conhecimento escolar. Está apto para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como por exemplo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação para a docência envolve, ainda, o conhecimento das políticas públicas educacionais e da dinâmica escolar, possibilitando sua participação não só na Gestão Educacional (nas atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos tanto em escolas como em outros ambientes educativos) como também na Gestão Escolar (diretor, coordenador, entre outros).


A formação do Pedagogo implica um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentais no exercício da profissão orientada por princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Sendo assim, o campo de atuação do Pedagogo abrange os ambientes escolares e não-escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, a saber:
- Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Gestão Educacional;
- Gestão Escolar;
- Formação de professores e de profissionais na área de serviço e apoio escolar;
- Assessoria pedagógica e educacional;
- Membro especialista de equipes multidisciplinares, em diferentes contextos que envolvam questões pedagógicas.


- Mais de 50 anos de história e tradição!
- Curso pioneiro da região do Alto Tietê: 1ª turma - 1964;
- Laboratório de Ensino e Brinquedoteca: formação dos alunos e atendimento à comunidade;
- Parceria com escolas da região para programas de estágio;
- Parceria com CIEE - Centro de Integração Empresa Escola (estágio);
- Desenvolvimento de pesquisa na área da Educação por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).


O curso de Pedagogia nasceu com a Instituição, no ano de 1964, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes. De sua origem até hoje, o curso sofreu alterações quanto à sua duração e quanto à formação oferecida, ou seja; da origem até 1998 o foco era o Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio; em 1999 passou a formar para o Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e, desde o ano de 2002, também para o Magistério da Educação Infantil. Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, em 15 de maio de 2006 (Resolução CNE/CES nº. 01), tornou-se necessária a reorganização do curso em consonância com a política qualidade de ensino da UMC.
TurnoSemestres
Unificado6
Matutino
Noturno
Portaria Ministerial nº 4327 de 22/12/2004 - D.O.U. de 23/12/2004 e Renovação do Reconhecimento pela Portaria Seres nº 1.096 de 24/12/2015 - D.O.U. de 30/12/2015