O Curso de Pedagogia da UMC é desenvolvido observando-se os princípios e finalidades educacionais contidos na legislação brasileira contemplando:

" o conhecimento da escola como organização complexa, que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
" a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
" a temática da gestão democrática, dando ênfase à construção do projeto político pedagógico;
" a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino; e
" a prática docente como essência da ação educativa.


O profissional formado pelo Curso de Pedagogia na UMC estará apto para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Essas funções podem ser exercidas nas redes pública e privada de ensino, programas de formação pedagógica do profissional docente, organizações do Terceiro Setor (ONGs), assessoria pedagógica e administrativa de instituições que desenvolvam ações educativas informais ou não-formais, atuação como membro especialista em equipes multidisciplinares, treinamentos e capacitações em empresas, entre outras.


O Curso de Pedagogia da UMC possui os seguintes diferenciais:

" Destaque com 3 estrelas no Guia do Estudante da editora Abril entre as Melhores Universidades do País.
" Integrante do Programa Ler e Escrever - Toda Força ao 1º Ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
" Integração com Programas de Pesquisa e Iniciação Científica (PIBIC/PVIC).
" Disponibilização de Plataforma de Apoio On-Line para alunos e professores.
" Matriz Curricular com ênfase na articulação teoria-prática e pesquisa-experiência.
" Laboratório multidisciplinar e Brinquedoteca itinerante.
" Destaques do Curso:
. Novas linguagens e tecnologias educacionais
. Problemas de aprendizagem
. Avaliação educacional
. Educação inclusiva
. Arte-educação


O curso de Pedagogia nasceu com a Instituição, no ano de 1964, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes. De sua origem até hoje, o curso sofreu alterações quanto à sua duração e quanto à formação oferecida, ou seja; da origem até 1998 o foco era o Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio; em 1999 passou a formar para o Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e, desde o ano de 2002, também para o Magistério da Educação Infantil. Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, em 15 de maio de 2006 (Resolução CNE/CES nº. 01), tornou-se necessária a reorganização do curso em consonância com a política de melhoria de qualidade de ensino da UMC. A formação volta-se para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Nesse sentido, desde então, o Curso de Pedagogia na UMC caracteriza-se por desenvolver um processo que privilegia a articulação entre teoria e prática e que enfatiza a pesquisa e a experiência no seu decorrer, contemplando discussões relacionadas à inclusão educacional, às novas linguagens e tecnologias educacionais, à avaliação educacional, aos problemas de aprendizagem e à arte-educação como dimensões da prática docente na perspectiva de uma educação cidadã, inclusiva e transformadora.
TurnoSemestres
Unificado6
Matutino
Noturno
Portaria nº 123 de 09/07/2012 - D.O.U. de 10/07/2012 e Renovação do Reconhecimento pela Portaria MEC nº 286 de 21/12/2012 - D.O.U. de 27/12/2012.