O Curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes, "campus" Villa-Lobos, é desenvolvido ao longo de 10 peíodos letivos. O aluno, num primeiro momento, tem contato com as chamadas disciplinas propedêuticas e, com o avançar das atividades acadêmicas, passa a estudar as matérias profissionalizantes.
Durante os seis período iniciais, além das disciplinas presenciais, são exigidas 240 (duzentas e quarenta) horas de atividades complementares. Estas atividades são de fundamental importância para a formação cultural, uma vez que estimulam à análise crítica de assuntos direta e indiretamente ligados ao Direito.
A partir do 7º período começam a ser desenvolvidas as atividades práticas (simuladas e reais), sob a supervisão do Núcleo de Prática Jurídica.
Desta forma, ao concluir os 10 períodos, o egresso possui os conhecimentos teórico e prático para o enfrentamento dos desafios profissionais.


O universo jurídico, sob o enfoque profissional, apresenta-se bastante interessante. A pessoa, ao concluir os estudos acadêmicas, pode dedicar-se, após aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, à advocacia, buscar o ingresso no Serviço Público cujo pressuposto seja a formação em Direito (Magistratura, Ministério Público, Polícia Judiciária, Advocacia Geral da União, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado, Procuradoria do Município, Tribunal de Contas etc.), bem como atuar nas mais variadas áreas profissionais que demandam conhecimento do sistema legal.
Do exposto emerge a conclusão sobre a possibilidade de vinculação empregatícia, caso o bacharel não tenha o desejo de atuar como profissional liberal.


O curso de Direito da Universidade Mogi das Cruzes, "campus" Villa-Lobos tem os seguintes diferenciais: qualidade, inovação e adequação.
Por qualidade, entenda-se a busca do melhor no que se refere ao corpo docente, à estrutura física, ao acervo bibliográfico, ao currículo moderno, tudo isso voltado à formação e aperfeiçoamento de um profissional qualificado consciente de seu papel social.
Por inovação, entenda-se a introdução na grade curricular, de disciplinas dificilmente encontráveis nos currículos tradicionais de graduação das instituições congêneres, a adoção de projetos e atividades de extensão sem correspondentes no Estado e mesmo no País e, ainda, as ênfases dadas à orientação vocacional dos graduandos, proporcionando estes subsídios indispensáveis à escolha de uma das diversas carreiras do mundo jurídico.
Por adequação, entenda-se não somente o atendimento às novas diretrizes curriculares do MEC ou a observância das orientações da Comissão de Ensino Jurídico da OAB. Mais do que isso, é fundamental para a compreensão do diferencial buscado pelo Curso de Direito da UMC - Campus Villa Lobos, a adequação às necessidades e interesses da região onde está situada a instituição.


A Universidade de Mogi das Cruzes - UMC é a maior e a mais antiga Universidade do município de Mogi das Cruzes.
A história da fundação e do desenvolvimento da UMC inicia-se com a criação da Organização Mogiana de Educação e Cultura (OMEC), em 1962. Nessa época, com o objetivo de oferecer mais oportunidades educacionais à população da cidade de Mogi das Cruzes e região, o Presidente da OMEC, professor Manoel Bezerra de Melo, fundou uma escola de ensino fundamental - um "ginásio" como era chamado na época.
O "ginásio" atendeu à demanda e, por isso mesmo, prosperou e cresceu a ponto de buscar sua própria continuidade, com a implantação de cursos superiores, o que se concretizou em 1964, com o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, autorizada pelo Conselho Federal de Educação com os Cursos de Filosofia, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais. Outros cursos foram sendo implantados no decorrer do tempo até que, em 1973, a Instituição foi reconhecida como Universidade de Mogi das Cruzes - UMC - primeira Universidade particular do Estado de São Paulo e segunda do Brasil.
No ano de 2002 foi aprovada, conforme Portaria no. 3.050/02, do Ministério da Educação, a criação de campus fora de sede no município de São Paulo. Em 2003, começou a funcionar em prédio construído em área própria, o moderno Campus Villa-Lobos, situado na Av. Imperatriz Leopoldina, no. 550, Vila Leopoldina, São Paulo.
TurnoSemestres
Unificado10
Matutino
Noturno
Autorizado pela Portaria UMC/GR 030/03 de 17/04/2003 e Reconhecido pela Portaria Normativa Nº. 40 de 12/12/2007 - DOU de 13/12/2007