O médico é o profissional especializado na pesquisa, no tratamento e na prevenção de doenças. Ele precisa estar constantemente atualizado sobre novas drogas, terapias e equipamentos hospitalares. No dia a dia, ele faz diagnóstico, analisa exames, receita medicamentos e faz cirurgias. Participa, ainda, de programas de prevenção e de planejamento de saúde coletiva.
Seja qual for a especialização ou o caminho profissional a seguir, algumas características não podem faltar a quem abraça a Medicina, como dedicação e interesse pelo próximo.
O curso da UMC dedica-se à formação de profissionais capacitados para o pleno desenvolvimento de suas ações na sociedade. Para tal, o curso estimula o aluno a entender a bioética com critérios reflexivos; estabelecer contato precoce com os problemas de saúde, compreender de maneira objetiva o valor da pesquisa científica e muito mais.


O curso habilita o egresso a exercer a carreira como clínico geral, seja em hospitais, clínicas, consultórios ou empresas. O profissional tem ainda a possibilidade de se especializar e atuar em diversas áreas como: acupuntura, alergia e imunologia, anestesiologia, angiologia e cirurgia, cancerologia, cardiologia, cirurgia (cardiovascular, de cabeça e pescoço, geral, do aparelho digestivo, pediátrica, plástica e torácica), dermatologia, geriatria, homeopatia e muitas outras.


A Faculdade de Medicina da UMC é a única da região do Alto Tiête e atua desde 1968;
Laboratórios de excelência nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, utilizados por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa;
Avaliação Enade: 3;
Acesso aos periódicos Capes – uma das mais importantes bases de dados científicos.


O curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, fundado em 1968, foi reconhecido pelo Parecer CFE 1296/72 e pelo Decreto Federal 71664 em janeiro de 1973. É das Universidades particulares, um dos cursos mais antigos do País, tendo formado até agora (2009) 35 turmas de médicos. Os 41 anos decorridos, de sua criação, testemunham mudanças na sociedade, principalmente pela evolução tecnológica e científica.

O curso de Medicina da UMC caracteriza-se por fazer com que o aluno, cada vez mais cedo, se envolva com o aprendizado prático e assim possa conhecer melhor a realidade existente. Dessa forma, o curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes tem como meta a formação do médico voltado ao atendimento da realidade local e regional.
TurnoSemestres
Unificado12
Integral
DECRETO FEDERAL Nº 71.664 DE 05/01/1973 - D.O.U. DE 08/01/1973 e Renovação de Reconhecimento Portaria Ministerial Nº 2807 de 03/10/2002 DOU de 07/10/2002 e Portaria Normativa Nº. 40 de 12/12/2007 - DOU de 13/12/2007

Núcleo Docente Estruturante - NDE