Sobre a UMC

A Instituição, fundada em 1962 pelo professor Manoel Bezerra de Melo, tem contribuído com grande relevância para o desenvolvimento do Alto Tietê, na região metropolitana da capital paulista. Não à toa, a cidade de Mogi das Cruzes é a mais desenvolvida da região, impulsionada pelos benefícios que uma Universidade é capaz de trazer.
Em 2003 foi inaugurado seu campus na capital do estado, próximo ao Parque Villa-Lobos, com instalações modernas e a mesma qualidade de ensino do campus-sede.

O curso de Medicina

A matriz curricular tem sua carga horária delimitada de modo a atender a Diretriz Curricular Nacional para o curso de Medicina (2014) e o Projeto Pedagógico Institucional - PPI, os objetivos do curso e o perfil do egresso.
A estrutura elaborada para o desenvolvimento do curso, tendo em vista alcançar os objetivos propostos, propicia condições para a efetiva interdisciplinaridade, que ocorre entre as disciplinas de um mesmo semestre ou entre períodos. Quanto a flexibilização curricular, que ocorre por meio de conteúdos e atividades transversais relacionados à educação ambiental, direitos humanos e educação étnico-racial, das atividades complementares, bem como Semana da Saúde, onde são desenvolvidas atividades na prática clínica assistencial propiciada por atendimento direto pelos discentes supervisionados por docentes e educação à população através de palestras e mesas de atividades durante o período de atuação.
A integração entre teoria e prática ocorre por meio do contato direto com a população desde o início do curso nas Unidades Básicas de Saúde do Município e aulas de laboratórios, visitas técnicas, preparação de seminários, ação social, projeto de extensão (Ligas), e atendimento clínico direto à população, que tem lugar no Instituto Central de Saúde (Policlínica própria da UMC).
O Curso integraliza-se em 12 semestres.

Perfil do egresso
O Curso transcorre de forma que contemple aspectos disciplinares e interdisciplinares que favorecem a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o egresso a atuar, com visão ética e humanística, nos processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atendimento, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, promovendo a saúde integral do ser humano, atendendo as demandas sociais relacionadas com a sua área de formação.


O Curso de Medicina da UMC propicia uma formação médica generalista, assegurando ao egresso poder atuar tanto no âmbito publico quanto no privado, e que pode ter sua continuidade em espcializações atraves dos Programas de Residência Médica nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Dermatologia.


O Curso de Medicina da UMC é o único da região do Alto Tiête e atua desde 1968;
Laboratórios de excelência nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, Técnica Cirúrgica que são utilizados por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa;
Na última avaliação com MEC o curso obteve nota 3 (CPC).
Acesso aos periódicos Capes – uma das mais importantes bases de dados científicos.
Internato diferenciado com convenio com hospitais renomados e de excelência na região de Mogi das Cruzes e na cidade de São Paulo.
Convênios internacionais firmados com International Medicine Institute - University of Miami Health System (University of Miami - Miller School of Medicine) e com o IFMSA - Brasil (International Federation of Medical Students' Associations) propiciam aos estudantes a oportunidade de conhecer outros sistemas de saúde no mundo inteiro.


O curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, fundado em 1968, foi reconhecido pelo Parecer CFE 1296/72 e pelo Decreto Federal 71664 em janeiro de 1973.
É a mais antiga do estado de São Paulo entre as universidades privadas. Já formou 43 turmas (dez de 2016). Por meio de
um corpo docente extremamente especializado contribui para a formação dos novos médicos e com a saúde da população do Alto Tietê por meio de atendimentos em sua Policlínica, nas Unidades de Saúde do Município de Mogi das Cruzes e em hospitais conveniados.
Integral
DECRETO FEDERAL Nº 71.664 DE 05/01/1973 - D.O.U. DE 08/01/1973 e Renovação de Reconhecimento Portaria Seres nº 592 de 22/10/2014 - D.O.U. de 23/10/2014.