O Engenheiro Civil é o profissional que atua no ambiente natural transformado-o em ambiente construído, de maneira engenhosa e harmônica, respeitando a natureza e dando-lhe a forma que a sociedade como um todo necessita (condições indispensáveis para os dias de hoje).

O Curso de Engenharia Civil da UMC oferece as ferramentas necessárias para formar cidadãos com este perfil. Para tanto, fundamenta a habilitação do aluno por meio de disciplinas apropriadas às seguintes áreas:

ESTRUTURAS (Resistência dos Materiais, Teoria das Estruturas, Construções de Concreto, Construções Metálicas e de Madeira e Grandes Estruturas);

SOLOS (Mecânica dos Solos, Geologia Aplicada à Engenharia e Fundações e Obras de Terra);

CONSTRUÇÃO CIVIL (Instalações Elétricas, Materiais de Construção Civil, Noções de Arquitetura e Urbanismo, Construção Civil, Segurança, Danos e Recuperação das Construções, e Gerenciamento de Obras e da Construção Civil);

ÁGUAS (Mecânica dos Fluidos, Hidrologia e Instalações Hidráulicas e Prediais);

TRANSPORTES (Estradas e Transportes e Engenharia de Tráfego);

SANEAMENTO (Saneamento Básico).

Para o apoio didático e prático, o aluno utiliza os laboratórios de Materiais de Construção Civil, Mecânica dos Solos, Topografia, Geologia e Mecânica dos Fluidos e Informática. Outras oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento são os projetos e pesquisas que podem ser realizados no Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT).




Há sempre vagas para os profissionais desta área, devido à grande demanda de obras de infraestrutura no país. Entre as funções possíveis para o engenheiro civil, podemos citar supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação; extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Tudo isso nas obras de edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.


Laboratórios específicos e modernos para o desenvolvimento de prática na área.


O curso de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes foi criado há 40 anos no Campus sede e a 2 anos no Campus São Paulo sendo um dos pioneiros do país.
TurnoSemestres
Unificado10
Informação indisponível
Renovação do Reconhecimento Portaria Seres nº 110 de 04/02/2021 - D.O.U. de 05/02/2021 - Seção 1 - pág. 95