É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também supervisiona sua produção. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.
A crescente quantidade de conhecimentos e informações tem levado a Engenharia Mecânica como área a se apoiar em sub-áreas: Energia e Fluidos; Fabricação e Processos; Projetos; Manutenção, Vibrações; garantindo aos profissionais formados um caráter generalista.
Atendendo às exigências profissionais dos Engenheiros Mecânicos exercida por uma sociedade que se altera muito rapidamente, o objetivo principal do Curso de Engenharia Mecânica na UMC não é formar especialistas, mas proporcionar aos alunos um conhecimento sólido e amplo, apresentando também metodologias de trabalho que serão exercitados em "Estudos de Caso"


O mercado de trabalho para o engenheiro mecânico está bastante aquecido, principalmente no setor automobilístico assim como nas indústrias dos setores petroquímico, metalmecânico e de produção naval. Nesses casos, o profissional é empregado para trabalhos em projetos de linhas de produção, máquinas e equipamentos e em processos de manufatura. O boom do setor imobiliário, que tende a crescer entre 20 e 30%, eleva a procura por especialistas em maquinário pesado, usado na construção de prédios e em obras em geral, e por equipamentos de refrigeração e energia, como geradores e turbinas hidráulicas.


Utilização de laboratórios com os softwares mais empregados atualmente pelas empresas. Conta com um modermo centro de usinagem.
Um grande diferencial é que é orientado por projetos, em que o aluno vai desenvolvendo ao longo do curso suas habilidades e competências em projetos inovadores da área mecânica.



O curso de Engenharia Mecânica da UMC existe há 40 anos , sendo um dos pioneiros do Estado, no campus sede e a 2 anos no Campus São Paulo.
TurnoSemestres
Unificado10
Informação indisponível
Renovação do Reconhecimento Portaria Seres nº 110 de 04/02/2021 - D.O.U. de 05/02/2021 - Seção 1 - pág. 95