A Biomedicina está voltada à investigação das doenças visando a identificar suas causas, diagnóstico e tratamento, bem como indicar fatores de prevenção das mesmas. O biomédico deverá possuir conhecimentos de Morfologia, Fisiologia, Patologia, Microbiologia, Parasitologia, Virologia, Biologia Molecular e Genética.
O profissional é atualmente bastante valorizado no mercado de trabalho como consequência do avanço tecnológico voltado ao diagnostico e à cura de diversas doenças.
A maioria dos biomédicos atua em Análises Clínicas e realiza, interpreta e emite laudos de exames laboratoriais. Ainda podem atuar em bancos de sangue e na área de diagnostico por imagem, participando da realização de exames de Tomografia, Ressonância, Ultrassonografia, entre outros.
Esses profissionais também são capacitados a realizar análises de qualidade dos alimentos e ambientais. Muitos biomédicos possuem atividades bastantes promissoras relacionadas à Perícia Criminal, Reprodução Humana, Acupuntura, além de atuar como pesquisadores científicos em instituições públicas e privadas.


O biomédico atua em todos os níveis de atenção à saúde. Deste modo, podem trabalhar em laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue, hospitais e postos de saúde, executando exames laboratoriais, e também em centros de Pesquisa, investigando a cura e a prevenção das doenças.
Outras possibilidades são as áreas de Análises Ambientais, Bromatológicas, Biologia Molecular, Reprodução Humana, Citologia Oncótica, Acupuntura e Imaginologia, além de exercer atividades ligadas à docência e à pesquisa científica.


Destaque com 3 estrelas no Guia do Estudante - Abril -Melhores Universidade do Brasil nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2010.
Laboratórios equipados e programa de estágio favorecendo a aproximação com a realidade prática da profissão.
Possibilidade de participação dos programas de iniciação cientifica.


O curso de Biomedicina da UMC foi criado em 1973, sendo o pioneiro da Região do Alto Tietê e um dos mais tradicionais do Brasil.
TurnoSemestres
Unificado8
Informação indisponível
Renovação do Reconhecimento Portaria Seres nº 110 de 04/02/2021 - D.O.U. de 05/02/2021 - Seção 1 - pág. 95